Como é o funcionamento de uma Usina Nuclear.
Depois do acidente em Chernobyl, percebeu-se o perigo que são e estão sendo desativadas rapidamente no mundo todo. A humanidade é meio lerda para certos assuntos. As bombas atômicas atiradas nas cidades de Hiroshima e Nagazaki em 1945, onde foram covardemente assassinados quase 200.000 civis e deixaram outros tantos aleijados e com câncer, não foi suficiente para os cientistas perceberam que a energia atômica não era uma coisa segura. Muitos países saíram construindo usinas nucleares.
Mas, felizmente, alguns governos perceberam o êrro e estão tratando de desativar rapidamente suas bombas relógios.
Mesmo assim, alguns países dependem quase que exclusivamente desse tipo de usina. Na França, por exemplo, cerca de 80% de toda energia elétrica produzida é de origem nuclear. No Japão é pior, chega a 90%.
Os países que não têm recursos hídricos nem petrolíferos não têm outra alternativa. Necessitam descobrir um novo processo nuclear seguro. Caso contrário terão que fechar as portas.
Além do calor, produzem um produto chamado Rejeito Nuclear, material que contém altíssimas quantidade de radioatividade, extremamente nociva para todas as formas de vida, cancerígena, causa leucemia e outras formas de câncer e demoram cerca de 100.000 anos para diminuirem sua carga tóxica.
1 | A Energia Elétrica é produzida por um Gerador. |
2 | O Gerador possui um eixo que é movido por uma Turbina. |
3 | A Turbina é movida por um Jato de Vapor sob forte pressão. Depois do uso, o vapor é jogado fora na atmosfera. |
4 | O Vapor é produzido por um Caldeira. |
5 | A Caldeira é aquecida com a fissão nuclear. O resíduo da reação vai poluir o meio ambiente durante 150.000 anos. |
O Brasil possui 3 (três) Reatores Nucleares fabricado para uma tecnologia que não deu certo em lugar nenhum do mundo.
O de ANGRA 1 é mais conhecido como Usina Vaga Lume.
O de ANGRA 2 ainda está sendo construído. São décadas e mais décadas de construção.
O reator de ANGRA 3, comprado dos alemães, ainda se encontra armazenado na Alemanha, no porto de Hamburgo, em galpão climatizado para não enferrujar.
Conheça outros detalhes importantes sobre usinas nucleares consultando o site: www.eletronuclear.gov.br.
Amigo,
ResponderExcluirVemos hoje um movimento que está de certa forma,valorizando as usinas nucleares novamente,é um tema bem polemico,mas merece um grande e profundo debate,é de certa forma uma alternativa de geração de energia que não afeta diretamente a atmosfera,porem produz um lixo muito toxico,que carece de uma forma muito eficaz de armazenamento,como disse,é um assunto extremamente polêmico.
Um forte abraço.
João, vamos fazer uma pesquisa mais detalhada ...
ResponderExcluirSantos
tbmm concordoo com uma pesquisa mais detalhadaa..;
ResponderExcluir-bhh